segunda-feira, 17 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO CORPORATIVA

As Empresas, instituições de ensino e o Estado brasileiro terão de repensar um novo projeto de país com condições de se inserir e competir em um mundo ecônomico, político, social e culturalmente globalizado e estruturado no saber. É preciso criar um projeto educacional, transformador, interdiciplinar, com base em uma gestão integrada do desenvolvimento humano e na construção da cidadania. Na era do conhecimento, é necesssário urgente propiciar uma educação que instrumentalize as pessoas para interagir na sociedade como cidadãos críticos, consciente, participativos e agregadores de resultados.

Educar corporativamente é fazer pessoas pensarem criticamente, envolverem-se, autogerenciarem-se e emocionarem-se ...Educar corporativamente é humanizar o ser, a empresa, a sociedade eo meio-ambiente.No mundo do conhecimento engana-se quem pensa que o diferencial é a tecnologia. Educação corporativa não é apenas virtual, mas sim relacional.Pois é através das relações que os indivíduos criam vínculos, e assim constróem valores, e daí uma cultura.

Como os líderes são os reais gestores de pessoas e como as pessoas devem ser os partícipes na construção da organização, precisamos dar especial atenção ao desenvolvimento dos líderes. Ou seja, nesse contexto os líderes passam a ser o grande gestor do conhecimento numa organização, sendo ele o foco das ações, no qual surgem nuitos questionamentos:

1)Será que nossas lideranças estão preparadas para o novo milênio?
2)Como garantir a prenidade da organização?
3)Quais as competências requeridas para os gestores do nosso tempo?
4)Como identificá-las?Como desenvolvê-las?

Hoje, gerenciar estratégicamente os talentos de uma organização é, a partir de refernciais estratégicos organizacionais, promover uma gestão integrada, que se realize envolvendo pessoas, tecnologia, processos, produtos, cliente, fornecedores, comunidade e meio ambiente, aturando na introdução de novos padrões culturais e na incorporação de novas competências que promovam uma renovação organizacional.

COSTA, Ana Claudia Athayde. EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Rio de Janeiro:Qualimark, 2001.

Nenhum comentário:

Postar um comentário