segunda-feira, 17 de outubro de 2011

FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Vivemos em uma época turbulenta, ao mesmo tempo assustadora e empolgante.Parece que o complexo sistema global de interdependências que criamos ao longo dos últimos 100 anos está se desfazendo rapidamente, criando enormes choques que reverberam por todo o mundo e abalam os pilares de nossos sistemas político e econômico. Os grandes avanços na infraestrutura de comunicações e tecnologia criam enormes oportunidades de rever como lidamos com o mundo, mas também serão ameaçadores e potencialmente destrutivos se não desenvolvermos uma capacidade compatível para lidar com a complexidade, se não avaliarmos o impacto geral de nossas ações e se não administrarmos os fenômenos globais.Precisamos aprender como indivíduos, organizações e sistemas políticos para compreender as oportunidades emergentes e capitalizá-los de um jeito que nos leve a um novo patamar de sociedade global em equilíbrio ecológico com o planeta. Se falharmos nisso, as consequências poderão ser sombrias.

As empresas - em especial as grandes corporações  - exercem um papel importante nesse cenário. Com seu alcance global e estruturas sólidas de governança, contribuem significativamente para o contexto no qual elas - e todos nós - vivemos, portanto têm reposnsabilidade crescente de agir como cidadões globais. No entanto, elas também precisam lidar com essas turbulências de um jeito que possam prospectar - ou, pelo menos sobreviver. Estão diante da necessidade indispensável de desenvolver novas competências para lidar com mais eficácia com ambientes disruptivos - ou, ainda melhor, para concebê-los.Com um modelo evolucionista no qual os organismos mais adaptados sobrevivem, as empresas precisam incorporar em seu DNA a capacidade de aprender, de forma que possam ser naturalmente, inteligentes, reativas flexíveis e responsáveis. Se conseguirmos fazer isso, podem acompanhar a té mesmo ultrapassar, as mudanças que de outra forma, poderiam arruiná-las.

Cinco forças que impulsionam a necessidade de aprender:

As forças impulsionadoras por trás da necessidade indispensável de aprendizagem organizacional são numerosas e reforçam umas as outras.  Vamos analisar os cinco fatores mais importantes que pressionam as organizações a aprender mais fundo e de modo diferente eque nos force a repensar nossas noções de aprendizagem. São eles:
  • uma mudança radical no contexto dos megócios;
  • a ascenção da organização fundamentada em conhecimento;
  • uma visão estratégica baseada em competências;
  • a importância crescente da periferia das organizações;
  • a transformação de organizações hierárquicas autossuficientes em clusters de criação colaborativa e redes globais e "horizontais".
    DEISER, Ronald.Organizações Inteligentes:como a arquitetura da aprendizagem sustenta a estratégia corporativa. Rio de Janeiro:Campus, 2010.



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